O que significa Coaching?
Coaching é um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

E o que significa Agile Coaching?
É o processo onde as técnicas de coaching são utilizadas para a implantação de Agile dentro de uma organização, conduzida por profissional com habilidades de coaching e alta experiência na implantação/utilização de métodos ágeis dentro de uma organização. Este profissional é chamado de Agile Coach e seu papel dentro de um processo de transição pode ser definido através da imagem a seguir:
agile

Como funciona a condução do processo de Agile Coaching?
Basicamente o processo de Agile Coaching consiste de 4 passos:

  1. Nossos Agile Coaches traçam um plano de ação em conjunto com a organização (Plan)
  2. Este plano é implementado pelos membros da organização com suporte a apoio do Agile Coach (Do)
  3. Os resultados deste plano são verificados e refinados frequentemente pela organização com suporte do Agile Coach (Check)
  4. Um plano de ação de melhorias para o próximo ciclo de avaliação é gerado pela organização em conjunto com o Agile Coach (Act)

PDCA

Nossos Agile Coaches também ajudam a promover engajamento no processo de transição através de:

  • Treinamentos
  • Palestras
  • TED Talks
  • Material compartilhado
  • Auxílio no desenvolvimento pessoal dos interessados em se especializarem em métodos ágeis

Qual a duração de um processo de Agile Coaching?
Não existe uma duração padrão, pois vários pontos devem ser considerados:

  • Expectativa da organização para o processo de transição
  • Urgência
  • Porte da empresa
  • Conhecimento/experiência da organização em métodos ágeis

Nossa recomendação é um trabalho de no mínimo 160 horas para a obtenção de resultados efetivos.

A Hiflex segue alguma metodologia?
Sim. Acreditamos que um processo de transição para o uso de métodos ágeis deve seguir 4 ciclos.

ciclo

Ciclo 1 – Workshop
Um treinamento inicial para todos os envolvidos no processo de transição para nivelar conhecimento, alinhar expectativas e verificar o esforço inicial necessário para a condução do processo de transição

Ciclo 2 – Coaching e Mentoring
Neste ciclo o Agile Coach e organização começam a colocar em prática um plano de ação para a transição para o uso de métodos ágeis

Ciclo 3 – Centro de Excelência Ágil
Neste ciclo o Agile Coach auxilia na formação de uma área responsável por manter o uso de método ágil dentro da organização através de treinamentos, aconselhamentos, materiais e planos de melhoria contínua.

Ciclo 4 – Reciclagem Periódica
Este é o ciclo final onde a organização está bem avançada no uso de métodos ágeis e o Agile Coach fornece um trabalho de suporte através de palestras, mini treinamentos, aconselhamentos, identificação de novas tendências e oportunidades. Neste ciclo o Agile Coach visita a organização mensalmente, em um período de 4 a 8 horas.

Cases
A seguir alguns cases de clientes que contaram com os nossos serviços de Agile Coaching

Kroton-045
Uso de Nexus (Scrum escalado) em empresa do segmento educacional (não TI)

Kroton-061
Plano de Sprints em empresa do segmento educacional (não TI) com 10 times Scrum usando Nexus

BSI-001
Plano de ação de melhorias de cliente Hiflex

PraiaGrande-002
Quadro Kanban implementado em cliente Hiflex do segmento público

Reply-004
Dia da “Virada Ágil” em cliente Hiflex

Reply-011
Quadro Kanban de projetos de cliente Hiflex

Tecban-001
Backlog de Sprint implementado em cliente por um de nossos Agile Coaches

Kroton-006
Uso de Project Model Canvas com elementos ágeis em cliente do ramo educacional

Kroton-021
Condução de reunião de Inception Meeting com cliente do ramo educacional